Gerenciar internet filtro

Gerenciar a internet: por que deve ter limite?

Gerenciar a internet é o termo frequentemente usado quando se trata de criar políticas na internet devido ser um recurso indispensável nas tarefas empresariais e ao mesmo tempo, fazer parte do uso comum que foge ao ambiente de trabalho.

Distribuí-la de forma consciente é necessário já que o consumo da rede cumpre a função de suprir os interesses da empresa que a implantou e prescrever o quanto os funcionários dela podem usufruir sem prejudicar o andamento dos setores conectados.

Abaixo alguns pontos importantes que se deve considerar:

Gerenciar a internet: O que é permitido ou proibido?

Limitar o perímetro da rede é interessante quando se analisa que há acessos de muitos sites pelas pessoas que convivem nesse ambiente. Mas, como saber qual sites são mais acessados e ver se eles são úteis na produtividade?

A solução para isso é a instalação de um Firewall UTM que monitora o acesso com relatórios de entrada e saída, opta por setores que necessitam mais da rede e gerencia o bloqueio de sites. Há mais funções nesta solução dependendo da necessidade da empresa.

Redes sociais

Atualmente as pessoas estão mais antenadas em laços sociais nas redes como Facebook, Instagram, Twitter, etc. e passam um bom tempo se atualizando nelas. Não se coloca aqui se o uso delas é certo ou não, porém é fato que são causa de desatenção no trabalho.

Bloquear essas redes é uma opção saudável principalmente em determinados horários em que a produção está no auge e no decorrer dela. Abre exceção aos setores que utilizam como ferramenta: marketing, publicidade, propaganda e outros priorizando esses setores.

É possível priorizar a rede com a mesma solução do Firewall UTM já citada. Há possibilidade de liberar em intervalos com fim de recrear, relaxar, fica a critério.

Downloads (imagem, vídeo, áudio)

Não é novidade que muitos sites levam a downloads de softwares (alguns indesejados) que interferem no andamento das atividades. Há casos, não raro, em que incluem malwares e trazem danos aos computadores e até em toda a rede, devido sobrecarregá-la.

Vale cortar já a preocupação bloqueando este conteúdo, sites de compartilhamento via internet (WhatsApp, Messenger e outros) e outros que levam a baixar filmes, séries, etc …

Como tem muitos sites que fornecem algo do tipo, é bom ter um sistema que o monitore o uso particular e já assim não permita o acesso ou limitar o tamanho de downloads, colocando um padrão a ser admitido e quando ultrapassado seja desativado.

Também há possibilidade de liberar em intervalos de tempo.

Novas possibilidades

Seja para liberar ou restringir, o importante é ter o controle, para extrair informações detalhadas da real utilização da internet.

Tudo isto ajuda na hora de tomar a decisões corretas e mais bem embasadas.

O Firewall UTM além de controlar os sites acessados contém outros recursos que melhoram a qualidade e a segurança na internet da sua empresa.