QoS ou Modelador de Banda? Entenda o conceito

O que é QoS ou Modelador de Banda? Entenda o conceito

No dia a dia não é raro notarmos que a internet está lenta, e o pior, isto geralmente acontece quando mais precisamos dela. Naquele momento que o cliente está na linha esperando a resposta ou quando precisamos acessar informações para responder aquele e-mail urgente.

Quando isto ocorre, culpamos sempre o provedor de internet. Como já falamos no post sobre Alta disponibilidade de internet , é comum o problema de lentidão ser causado pela operadora, mas boa parte das vezes não é ela a culpada.

Analogia do Modelador de Banda com um condomínio

Para facilitar a compreensão fazer uma analogia, vamos imaginar que você mora em um condomínio com cinquenta casas, estas casas não possuem registros individuais, há apenas um para todo o condomínio. Desta maneira o controle da água é realizado de maneira coletiva, não há nenhuma forma de controle individual, quando uma das casas consumir um grande volume de água afetará à todas as outras casas.

A distribuição de internet para os computadores da empresa está passível do mesmo problema, quando um colaborador realiza o download de um grande arquivo fará com que a internet para todas as outras pessoas sejam afetadas.

Na área de Tecnologia da Informação este “registro” que controla o consumo de internet dos computadores recebe o nome técnico de “QoS”(Quality of service), particularmente gosto de chamar de Modelador de Banda.

Como o próprio nome diz, o Modelador de Banda modela a velocidade de internet para cada dispositivo da empresa. Quando falo em modelar, significa que ele pode trabalhar de dois modos:

Limite de banda

No Limite de Banda a velocidade da internet é monitorada, e impede que um computador, ou um conjunto deles, afete os demais.

Reserva de banda

Já na Reserva de Banda funciona de maneira oposta à anterior, ao invés de impor a limitação de banda, daremos prioridade para alguns computadores, como por exemplo os servidores

Modelador de Banda na empresas

Na analogia da distribuição de água no condomínio, foquei apenas no controle da água por cada casa, mas quando falamos nas possibilidades da gestão da velocidade da internet, há muitas outras possibilidades.

Como por exemplo aplicar a reserva de banda para serviços essenciais, por exemplo, serviços como envio de notas fiscais, comunicação com sistemas do governo e emails, tenham prioridade sobre acesso há sites não relacionados com as operações da empresa.

O Modelador de Banda atua em vários cenários, caso a empresa possua outras unidade e que se comuniquem com a matriz, podemos dar prioridade para as comunicação entre as unidades. Há ainda a possibilidade de configurá-lo na empresa com a reserva e limitação trabalhando em conjunto com políticas que se adaptam ao dia-a-dia da empresa.

Toda esta tecnologia já é utilizada pelas grandes empresas. Já as pequenas e médias empresas não costumam utilizar, geralmente por não encontrar profissionais qualificados ou por desconhecer a grande importância de gerenciar a velocidade da internet.

Por isto ressalto a importância de ter ao seu lado uma empresa com profissionais qualificados que estejam antenados na tecnologia. Eles irão te indicar tecnologia para tornar os processos mais ágeis.

Aposto que você gostou da possibilidade de gerenciar a velocidade de internet da sua empresa, tenha acesso a mais conteúdo aqui no nosso blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>