O que é Proxy o conceito

O que é Proxy? Entenda o conceito

Muitas pessoas se lembram apenas a utilização de um serviço de proxy em uma rede corporativa, somente como uma funcionalidade para o bloqueio de sites e geração de relatórios do conteúdo acessado, mas esta não é sua única e principal tarefa.

O proxy foi criado, afim de facilitar a comunicação dos computadores de uma rede local, para terem acesso a internet. Logo o mesmo passa a se tornar um intermediário entre a comunicação.

Mas dentre as suas funcionalidades é o armazenamento de “cache” (histórico) que proporciona uma navegação mais ágil, pois um determinado site já acessado pela rede local não precisará de uma nova consulta, pois os dados estarão armazenados na rede local, melhorando assim a navegação.

Vale frisar que de tempos em tempos é necessário uma consulta ao site original, para verificar se o mesmo ainda continua disponível ou se não sofreu atualizações.

Assim, como todas as informações de sites acessados ficaram registrados no servidor, logo o mesmo possibilita a geração de relatórios dos sites acessados e o bloqueio de sites.

O cache é separado em dois tipos, o de memória e o de disco:

Cache de memória: Utilizado para o armazenamento de sites ou arquivos temporários leves;

Cache de disco: Utilizado para o armazenamento de arquivos mais pesados, como fotos, atualizações de anti-vírus, ou atualizações de sistemas como Windows Update por exemplo.

Para isso indicamos a utilização do Firewall UTM para otimizar a sua internet e deixa-la ainda mais ágil 😉