Como reduzir o tempo desperdiçado na internet da empresa

Como reduzir o tempo desperdiçado na internet da empresa

Atualmente, toda empresa necessita de serviços na internet seja para o site seja para o e-mail corporativo. No ambiente de trabalho deveria ser produtivo, é cada vez mais comum  ver funcionários mexendo no smartphone rolando o feed de notícias do Facebook ou conversando com amigos pelo WhatsApp.

Pior ainda, é quando os funcionários utilizam os próprios computadores da empresa para fins particulares aumentando o risco do computador ser invadido e ter dados secretos da empresas acessados.

Devido a esses e outros fatores, se torna indispensável enfrentar esse problema. Para isso, continue lendo este artigo e saiba como resolvê-lo da melhor forma possível. Confira:

O impacto na produtividade da equipe

As consequências do acesso à internet nos computadores da empresa ou no smartphone pessoal são visíveis, porém não apenas no rendimento dos funcionários como também na atenção deles. E no final quem mais perde com tudo isso é o empresário que vê o faturamento despencar gradativamente. Neste processo a produtividade continuará diminuindo se nada for feito a tempo para reverter a situação.

A solução mais eficaz

Entre as alternativas disponíveis atualmente, a melhor continua sendo a união da política de uso da web, controle e bloqueio de alguns sites na internet, e a conscientização dos funcionários.

Essas medidas aplicadas em conjunto são eficazes e simples de serem colocadas em prática.

Conscientização dos funcionários

Antes de implementar qualquer sistema é fundamental ter uma conversa com todos os setores da empresa , afim de descobrir o motivo plausível do acesso à internet para fins pessoais  em horário de trabalho. Se não houver nenhuma razão, fale para eles a respeito da queda da produtividade e do custo deste para a empresa.

Pergunte novamente para a equipe se eles possuem alguma sugestão para lidar com isso. Acate todas as boas sugestões e siga para os próximos passos que garantem o maior foco no trabalho.

Há empresas que preferem adotar a politica de liberar a internet no horário de almoço. Desta forma o funcionário não precisa utilizar a internet para uso pessoal escondido, basta utilizar no horário propício para isto.

Ter uma Política de uso da internet

Cabe a empresa definir uma política sólida e clara sobre possíveis proibições no uso de computadores e internet no local de trabalho. Caso haja punição é necessário que eles conheçam a existência das regras, assim sendo, a política precisa estar fixada em um local que seja completamente visível.

Se sua empresa ainda não tem uma política de uso da internet é hora de criar, já possui é uma ótima hora para revisá-la. Verifique se a política possui alguns dos requisitos como: ser documentada, preferencialmente por escrito,  estar claro o que é proibido, informar as punições e avisar os funcionários do monitoramento.

Escolha uma empresa parceira com boas soluções

Para a escolha dessa empresa deve-se levar em consideração não somente o preço, mas a qualidade e a satisfação dos clientes. Algumas empresas costumam colocar em seu site alguns de seus clientes. Se certificar com eles que a empresa em questão costuma entregar aquilo que se propõe e a qualidade dos serviços e soluções oferecidas

A Deb SolutionsTI é a empresa que te auxilia e atende perfeitamente a estes e outros requisitos. Entre em contato com a gente.