Quando a internet não funciona offline

Quanto sua empresa perde quando a internet não funciona?

A internet facilita o cotidiano de todas as empresas, envio de informações que levavam dias, passaram a serem entregues instantaneamente. Com isto todos os setores foram beneficiados.

Mas, quando a Internet falha é um “Deus nos acuda”, a empresa praticamente pára, não é possível emitir mais notas fiscais eletrônicas, os emails não funcionam, e os colaboradores não conseguem produzir, chega ser como quando acaba a energia elétrica.

Digo que a forma errada de pensar é “Se a internet cair”, o correto é pensar “Quando a internet cair”, porque uma hora ela vai cair, e sua empresa precisa estar preparada para superar este problema.

A grande vantagem é que quando o assunto é internet, você não precisa ficar refém de apenas um provedor. Você pode utilizar mais de uma comunicação com a internet.

O objetivo é bem simples, ter mais de um link de internet, para quando um falhar(offline) seja possível utilizar a outro provedor. Já existem soluções no mercado que automatizam a substituição automática dos links, mas boa parte delas só utiliza o segundo link de internet quando o primeiro não funciona. Isto faz com que a empresa pague uma operadora todo mês, e só utiliza quando a outra falhar.

A melhor solução é possuir um Firewall UTM a tecnologia de utilizar mais de um link de internet simultaneamente, além de um sistema que checa frequentemente a qualidade do link de internet. Pois e frequente casos que a internet é entregue com qualidade bem abaixo do esperado.

A melhor saída é utilizar soluções que permita utilizar mais de um link de internet simultaneamente, fazendo a checagem frequentes da qualidade do link de internet, permitindo ainda priorizar o seu recurso essencial.

Quer conhecer mais sobre as normas de Segurança da Informação? Acesse nossa série exclusiva sobre o assunto.

Um comentário em “Quanto sua empresa perde quando a internet não funciona?

Comente