VPN-Explicação-Técnica

VPN – Tipos de Protocolos

Ao utilizar tecnologia VPN (Virtual Private Network), por si só, já adiciona uma camada adicional de segurança, tanto para as conexões Host-To-Lan (Computador remoto) ou Lan-To-Lan (comunicação entre unidades), no entanto é necessário ficar atento nas versões utilizadas, pois algumas podem contar com tecnologias obsoletas:

Os principais tipos de VPN são:

OpenVPN: Umas das tecnologias mais robustas para a comunicação VPN, trabalhando com criptografia de até 512 bits onde possibilita adicionar uma camada adicional de segurança ao utilizar chaves compartilhadas (RSA) de até 4096 bits (para comunicação entre unidades).

Compatível com Linux, Android, iOS e Windows.

IPSec: Protocolo criado pela Cisco presente na maioria dos dispositivos, o que permite estabelecer comunicação VPN com produtos de outros fabricantes, que não utilizam OpenVPN. Por padrão trabalha com níveis de criptografia de 256 a 512 bits.

L2TP: Umas das tecnologias obsoletas. Por estar presente nativamente em alguns sistemas continua sendo utilizado, mas não conta com nenhum método de criptografia, podendo apresentar riscos na utilização.

PPTP: Protocolo simples de ser utilizado, no entanto apresenta os mesmos problemas contidos no L2TP, por isso a utilização não é recomendada.

Comente