Segurança da informação no negócio

Segurança da informação na questão do negócio

Atualmente, com cada vez mais empreendedores rumando para os domínios da internet, que surge cheia de possibilidades e com muitas oportunidades, ganha força a preocupação com assuntos pertinentes à rede.

Pequenas empresas estão surgindo aos montes todos os dias na internet, movimentando informações e dados, aumentando, entre outras coisas, com a necessidade de que se tenha uma maior segurança.

Pois para muitos pequenos empreendedores digitais a segurança da informação ainda gera dúvidas, especialmente no que diz respeito ao fato dela ser ou não uma questão do negócio.

Com base nisto, por mais óbvio que isto possa parecer, nós vamos procurar mostrar um pouco mais sobre a importância da segurança da informação para o negócio, apontando também para o fato de que ela é sim uma questão do negócio (uma das mais fundamentais). Vamos ver mais!

Como aplicar a Segurança da Informação na gestão do negócio?

Antes de qualquer outra coisa, será importante que se entenda o que é a segurança da informação, que é simplesmente uma das peças mais importantes do complexo “quebra-cabeças” que envolve os negócios na internet.

A segurança da informação nada mais é do que a área que está ligada com a proteção de dados e de um conjunto de informações que é de suma importância para um indivíduo ou então para uma instituição.

Dentro do que se entende por segurança da informação, é importante observar a presença de pelo menos algumas características básicas, que chegam na forma dos seguintes atributos: integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade.

É importante ressaltar que a segurança da informação não é um mecanismo que está restrito apenas aos sistemas computacionais, aos sistemas de armazenamento ou às informações eletrônicas, mas é evidente que para empresas, será neles que ela se mostrará mais importante e essencial.

A lógica contida no conceito de segurança da informação pode ser aplicada também a todos os aspectos que envolvem a proteção de informações e também de dados.

O Firewall UTM

Portanto, para quem tem uma empresa de pequeno e de médio porte na internet, contar com conhecimentos importantes sobre segurança da informação deverá ser primordial para garantir o bom funcionamento de tudo.

Dentro desta lógica será muito importante que se conheça o Firewall UTM (Unified Threat Management), que é considerada como sendo uma das evoluções mais interessantes dos firewalls existentes no mercado atualmente.

As soluções UTM para firewalls em geral representam de fato esta evolução para uma plataforma única que tem como função oferecer a solução para diversos tipos de funcionalidades.

Além da função pura e simples de um firewall convencional, o Firewall UTM também apresenta outras funções, tais como IPS, anti-spam, anti-vírus, filtro de conteúdo, balanceamento de carga e VPN, entre outras coisas.

O resultado é uma ferramenta ultramoderna que permite que a segurança da informação atinja níveis nunca antes imaginados para todos os tipos de empresas que atuam na internet atualmente.

Portanto, se você não conhecia a importância da segurança da informação para um negócio online, agora você já sabe que ele é importante e também já tem uma opção de ferramenta interessante para utilizar.