Alta disponibilidade de hardware cluster

Alta disponibilidade de hardware para as empresas

Neste artigo iremos falar sobre a Alta disponibilidade e como ela otimizará a rede.  Empresas de pequeno porte estão surgindo cada vez mais na internet, especialmente por conta das facilidades que ela oferece e por ser muito mais barato montar um negócio próprio na web do que seria no mundo físico.

Portanto, cresce o interesse por parte dos pequenos empreendedores donos destas empresas de pequeno porte em saber mais sobre formas que permitam melhorar a performance de seus negócios.

 

Com isto, eles acabam esbarrando nos sistemas de alta disponibilidade da internet, que nós vamos mostrar nas próximas linhas, dando dicas sobre como eles podem ser interessantes para empresas de pequeno porte. Preste muita atenção!

O que é Alta Disponibilidade ?

Um sistema de alta disponibilidade da internet, para quem ainda não sabe nada mais é do que um sistema informático que é projetado para ser resistente a falhas de hardware, de software e também de energia.

Seu objetivo principal é garantir que os serviços sejam oferecidos dentro do maior prazo possível de tempo sem que problemas possam afetar seu fornecimento, causando transtornos aos usuários.

Como empresas de pequeno porte necessitam cada vez mais de qualidade para seus serviços e como os usuários estão ficando cada vez mais numerosos e exigentes, é essencial que se lance mão de um sistema de alta disponibilidade nos dias de hoje.

Empresas de pequeno porte que não apresentam este tipo de sistema acabam correndo riscos de ter seus serviços afetados por falhas de hardware, de software ou também de energia, gerando transtornos e perda de usuários (algo fatal para pequenas empresas).

Por conta disto, nem seria necessário afirmar qual é a sua importância para uma empresa de pequeno porte que deseja ter seus serviços sempre sendo disponibilizados e que não quer perder clientes para a concorrência, não é mesmo?

O grande diferencial está na simplicidade

Apesar das explicações mais técnicas sobre o seu funcionamento serem realmente mais complicadas, o fato é que o grande diferencial do sistema de alta disponibilidade da internet reside na sua simplicidade.

Para garantir que todos os serviços de sua pequena empresa sejam mantidos mesmo em caso de falhas de hardware, de software ou de energia, ele conta com, basicamente, um hardware redundante.

Este hardware redundante irá entrar em funcionamento assim que ocorra falha no hardware principal, de modo automático e praticamente imediato, para fazer com que os serviços prossigam normalmente enquanto o hardware principal não seja reestabelecido.

Deste modo, seus usuários continuam recebendo os serviços de modo normal, e você pode reajustar tudo para garantir o bom funcionamento sem que eles notem o que está ocorrendo.

Um sistema de alta disponibilidade da internet é fundamental para empresas de pequeno porte que precisam se estabelecer dentro do mercado atual, que é cada vez mais dinâmico e competitivo.

Uma empresa que sai do ar ou que apresenta falhas em seus serviços pode simplesmente ver seus clientes migrarem para a concorrência sem cerimônias, e acabar perdendo dinheiro e relevância.

Portanto, se você é um empreendedor ou responsável pelo TI, você precisa agora mesmo garantir que sua empresa de pequeno porte tenha um sistema destes como é o caso do nosso Firewall UTM, que suporta toda as operações acimas citadas.