A utilização de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais difundida no Brasil.
Se por um lado essa é uma iniciativa que pode aumentar a produtividade, por outro ela também traz preocupações para a segurança da informação nas empresas.
A popularização dos smartphones e tablets se tornou tão grande que acabou resultando em um movimento que se espalhou rapidamente entre as organizações: o BYOD.
A sigla se refere ao termo “Bring Your Own Device”, que, de forma literal, significa “traga o seu próprio aparelho”.
De maneira geral, essa nova prática permite que os funcionários usem seus próprios aparelhos, como computadores e smartphones, para trabalhar na empresa.
No artigo de hoje, você irá conhecer as vantagens do BYOD e saber como as empresas podem fazer o controle da segurança.
Quais as vantagens do BYOD?
As organizações que se tornam adeptas da prática BYOD afirmam que “os próprios aparelhos serão sempre o melhor lugar para se trabalhar”.
De certa forma, isso é uma verdade. Afinal, estamos mais acostumados e ficamos mais à vontade para trabalhar com ferramentas de trabalho próprias.
Quando o BYOD é implementado de forma correta, o método pode trazer diversos benefícios para funcionários e organização como um todo. Conheça algumas das principais vantagens:
- É uma ótima opção para a redução de gastos, já que não será necessário investir em smartphones, notebooks ou computadores para o uso comum da empresa;
- Por terem total domínio sobre as funcionalidades dos seus aparelhos, os funcionários tendem a ser mais eficientes, o que resulta em uma melhor produtividade e retorno nos lucros;
- O horário de trabalho se torna mais flexível. Se por um acaso surgir uma demanda urgente, o funcionário não precisará retornar para a empresa apenas para resolver o problema;
- As oportunidades e a satisfação dos funcionários são maximizadas;
Como a empresa pode fazer o controle da segurança da informação?
Apesar de todos os benefícios, o BYOD também oferece grandes riscos. Afinal, quando um funcionário armazena os dados da empresa nos seus próprios aparelhos, a segurança da informação pode ser comprometida.
Não se trata de falta de confiança nos funcionários, mas, sim, da vulnerabilidade das informações digitais. Independentemente de qual for o aparelho utilizado, a questão é que todos eles estão sujeitos a infecções de vírus, criminosos virtuais e até mesmo de roubo.
Para garantir a segurança dessas informações, é preciso que a empresa adote as seguintes iniciativas:
- Toda a equipe deverá estar ciente dos riscos do BYOD;
- A empresa deverá elaborar um manual com as principais dúvidas e suas respectivas soluções;
- É fundamental que seja definido um Acordo de Confidencialidade e não Divulgação.
- A empresa deverá investir em uma equipe especializada de TI. Essa equipe deverá desenvolver mecanismos capazes de garantir a integridade de todo os aparelhos que terão livre acesso à rede corporativa.
E você, concorda com a prática BYOD nas organizações e acha a opção vantajosa?