Como justificar investimento em segurança da informação

Como justificar investimentos em Segurança da Informação

Nós, seres humanos, temos um grande problema quando o assunto é sermos proativos. Temos muita dificuldade de nos focarmos em prevenções, porque gastar dinheiro com algum problema que nem enfrentamos fica em segundo plano no dia a dia.

Mas isso não pode continuar assim. As empresas precisam saber que investir em segurança da informação não é um gasto banal, pelo contrário, é um investimento necessário, justamente para prevenir problemas que possam vir a ocorrer posteriormente.

Se pensarmos que todos estamos expostos a riscos, como sofrer uma doença ou ser atropelado, por que sua empresa não pode correr riscos também, como pegarem o código fonte dela, e acessar informações confidenciais?

Precisamos ver o investimento em segurança como sendo um seguro que pagamos todos os anos para evitar possíveis perdas.

Considerando o risco corriqueiro que as empresas sofrem, o valor para investir em SI não é alto, e pode ser muito aceitável, já que há uma probabilidade dos riscos imagináveis se realizarem em algum momento.

Não sabe como justificar investimentos em Segurança da Informação? Já ouviu falar do BIA? Business Impact Analysis é uma análise que mostra quais seriam as perdas financeiras quando não há um gasto com SI.

Paralisação do processo de negócio

Risco de disponibilidade. Basta entender o quanto de faturamento o negócio da empresa consegue durante o ano, e qual seria a perda desse faturamento diante uma paralisação na empresa, onde há diminuição de vendas ou multa por atrasos de pagamentos.

Vendo por esse ponto de vista, é mais fácil investir em SI para não correr o risco de haver uma paralisação.

Necessidade de retrabalho

A necessidade de retrabalho está associada a um risco de integridade que a empresa sofre, onde informações que não são corretas podem acarretar uma reestruturação do trabalho, ou seja, vai ser preciso pessoas trabalharem extra para conseguir verificar e corrigir decisões tomadas.

Perda de demanda

Essa perda tem relação com um risco de confidencialidade que a empresa pode sofrer, como, por exemplo, sua empresa sofre o vazamento de uma informação que compromete sua vantagem competitiva, fazendo com que um possível ganho do projeto não ocorra, ou seja, há perda do timing de mercado.

Quando apresentamos um plano de projeto dessa forma, fica mais fácil saber a perda que as empresas terão caso não utilizem um ótimo sistema de segurança da informação.

Quando as pessoas se deparam com valores que podem ser negativos, o subconsciente começa a reconhecer que é um investimento preciso e feito para assegurar os bens conquistados.

Quando há um investimento em segurança da informação, a probabilidade da decisão tomada se tornar um risco é quase zero.

Para isso basta pensar, diante perder cem milhões de reais ou investir um milhão para que essa perda não ocorra. Qual é o melhor?

Não é um dinheiro gasto à toa! Qualquer medida preventiva é sempre bem-vinda, afinal, é melhor você gastar um pouco para suprir possíveis riscos, do que contar com a sorte, que as vezes pode funcionar, e outras podem levar a empresa à falência.

Comente