Internet entre produtividade a distração

Internet, entre produtividade a distração

A internet surgiu na década de 1980, tendo seu acesso disponível apenas para militares e pessoas vinculadas a universidades voltadas para o meio acadêmico dentro dos Estados Unidos. Foi apenas na década de 1990 que a internet passou a ser divulgada e difundida pelo mundo todo. O que permitiu mais informação e produtividade para as pessoas e empresas.

O que mais facilitou a interação do homem com a internet foi a invenção da World Wide Web, que possibilitou a formação de sites mais interativos e interessantes para todos.

Com isso, a internet cresceu rapidamente, até que, nos dias de hoje, somos completamente tomados por ela. A internet está presente na vida de milhões de pessoas e é praticamente essencial para se tenha uma vida social.

Porque, falando em vida social, essa agora é tomada pelas redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube, Whatsapp, Snapchat, Tinder, entre outras.

Como a internet pode ser uma ferramenta de produtividade

A internet tem várias vantagens. Nela, existem todos os tipos de informações já imaginadas pelo ser humano. Com tanta informação, é possível haver grande produção em várias áreas.

Na área do marketing, por exemplo, a internet tem feito cada vez mais um papel de protagonista. Já que estamos sempre conectados, não há momento melhor da marca se comunicar com o consumidor do que nas próprias redes sociais, seja com propagandas ou até mesmo uma interação divertida com o consumidor.

Na produção acadêmica, por exemplo, a internet é de suma importância para a pesquisa de publicações anteriores para uma revisão bibliográfica de qualquer trabalho acadêmico, seja qual curso e qual universidade for. O acesso à internet está diretamente relacionado ao bom desempenho do aluno.

Como a internet pode ser ferramenta de distração

A internet também pode ser uma inimiga para a produtividade de algumas pessoas. Na internet há muita coisa interessante e importante, mas também há muita coisa inútil, muito material como curiosidades que, na verdade, não acrescentam em nada a ninguém.

Para quem está precisando se concentrar na frente do computador, a internet pode ser um grande rival. A qualquer momento, no tempo de um clique, o trabalho pode se transformar em um vídeo de gatinhos miando em sintonia. Um artigo acadêmico pode se transformar em sua série favorita.

A internet está aí também para nos atrapalhar a qualquer momento. Existe absolutamente de tudo em vídeo no YouTube, desde uma vídeo-aula muito importante que pode ajudar aquele aluno que está quase de recuperação, até o vídeo de uma criança brincando com um gato por horas.

Organizando-se para manter o equilíbrio entre produtividade e distração

É preciso tomar cuidado para agir de forma prudente na frente de um computador, celular ou tablet com internet. Tomar decisões que equilibrem o uso tanto para melhorar e ajudar o desempenho em serviços ou trabalhos escolares, e se divertir.

O interessante é que a internet tem coisas inúteis justamente para nos divertimos, por isso podemos dosar as partes importantes das apenas divertidas e bestas.

Para isso, uma técnica interessante é desenvolver um planejamento, um cronograma de como utilizar o tempo na internet. Um interessante método é focalizar 50 minutos em ações importantes e relevantes e deixar 10 minutos para descansar e se divertir com besteiras.