O que é Firewall? Entenda o conceito

Firewall é a solução tecnológica que trabalha para garantir a segurança de um ambiente. Sua tradução literal é “Parede de Fogo”, mas pode ser entendida como “porta corta-fogo”, que tem como objetivo impedir que o perigo ultrapasse de um ambiente para o outro. Quando falamos em computadores, boa parte destes perigos, vêm da internet e cabe o Firewall impedir que as ameaças afetem os computadores de uma empresa.

Analogia de Firewall  com um Castelo

Para entender melhor qual o papel de um Firewall, vamos usar como exemplo um castelo medieval. Já passou pela sua mente um castelo cercado por um grande muro. Este grande muro tem como objetivo impedir os invasores de entrar.

Mas, há também a também a necessidade de algumas pessoas entrarem e saírem do castelo, por ese motivo é necessário haver uma, ou mais portões.Que deve ser fiscalizado e só passa por ele pessoal autorizadas.

Firewall Conceito Castelo

Firewall de rede

O Firewall funciona semelhante ao grande muro do castelo, ele impede que invasores externos(da internet), tenham acesso aos computadores da empresa. Da mesma maneira também, o Firewall deve monitorar os acessos solicitados pelos computadores internos, para evitar por exemplo o acesso à um sites maliciosos.

Firewalls atuais

Com o avanço crescente da tecnologia, os Firewalls têm à disposição hardwares cada vez mais potentes, isto permite agregar mais recursos dentro do mesmo hardware. Estes Firewalls com soluções agregadas para proteger a rede computadores é chamada de “Central Unificada de Gerenciamento de Ameaças”, que recebe a sigla UTM, do inglês, ”Unified Threat Management”.

Firewall Deb SolutionsTI RepresentaçãoOs UTMs possuem recursos como:

Controle de acesso à sites

Que permite a criação de políticas para os sites que podem e os que não devem ser acessados.

Relatórios por usuários

Recurso que trabalha em paralelo ao Controle de Sites, permite o gestor ter de maneira fácil todos os registros dos sites acessados de sua empresa.

Navegação segura

A navegação segura entrega mais segurança ao ambiente, ele busca na rede arquivos maliciosos e impede que eles sejam entregues aos computadores.

Modelagem de banda

Recurso muito utilizado em grande empresas possibilita a priorização de utilização da internet, por exemplo. O serviço de emissão nota fiscal eletrônica por exemplo tem mais prioridade do que um usuário que queira acessar um site qualquer.

Balanceamento de links

Com esta tecnologia, sua empresa não sofrerá com a interrupção de internet de um de seus provedores. O Firewall identifica que um de seus links está com problemas e utiliza o outro disponível.

Comunicação segura entre filiais

Uma empresa que possui filiais pode estabelecer uma comunicação segura entre suas unidades para interligar todos os dispositivos, além de trazer mais recursos para os administradores, permite a redução de custo.

Conheça o nosso Firewall UTM