Teste de DNS Server para melhorar velocidade da internet

O DNS(Domain Name Server) tem a função de resolver o nomes de domínios e informar ao solicitante qual o IP ele deve buscar. É ele que informa ao seu computador por exemplo qual é o IP do www.google.com.

Esta requisição deve ser realizada de maneira ágil, para isto é utilizado o protocolo UDP. Mesmo contando com a resposta rápida, há momentos em que são realizadas várias solicitações ao DNS, e é neste momento que alguns milésimos de segundos podem tornar a sua navegação mais ágil ou lenta. Se formos considerar o ambiente de uma empresa, isto pode ser ainda mais significativo.

De uma maneira geral, os administradores de redes(registrados como, ou que assumem esta função) tendem a utilizar os servidores DNS mais conhecidos como o Google Public DNS, que além do “peso” da Google conta com um endereço fácil de ser lembrado (8.8.8.8). Além destes famosos, existem vários outros servidores DNS espalhados pelo mundo, isto sem citar os das próprias operadoras.

A questão é “Qual é o DNS mais rápido? Qual devo utilizar em meu computador ou em minha empresa?”

Se formos considerar a velocidade, a verdade é que não existirá um DNS ideal para todos os ambientes, isto porque além da localização geográfica as operadoras influenciam neste quesito.

Para analisar qual o DNS com o melhor desempenho para o seu ambiente, utilize a ferramenta Namebench, uma ferramenta open source, que tem como objetivo analisar os DNS a partir de sua estrutura. Para isto ela faz diversas solicitações aos servidores DNS e te indica quais foram os três servidores que responderam a requisições mais rapidamente.

O Namebench está disponível para Mac, Linux e Windows, para facilitar a utilização. Então é só baixar e iniciar os testes, em alguns minutos a ferramenta te indicará os melhores DNS para o seu ambiente.

Namebench teste de DNS

Em meus caso os DNS sugeridos foram:

200.204.0.10 - Speedy BR
8.8.8.8 - Google Public DNS
200.221.11.101 - UOL-2 BR-2