Em período de energia mais cara, setores como a TI (Tecnologia da Informação) tendem a sentir o impacto de perto, uma vez que a utilização de servidores que precisam estar ligados constantemente, com o agravante da necessidade de sistemas de condicionadores de ar, faz com que o consumo de energia tenha um alto consumo.
No entanto, como fazer com que seu negócio continue expandindo, mas ainda permitindo a redução de custos?
Tecnologias como a Virtualização, muito comuns em sistemas de Data Centers, que permitem a alocação de espaços para hospedagem de emails, sites, arquivos e muitos outros, estejam presentes também nas redes coorporativas.
A Virtualização permite que um único servidor físico (hardware), possa fornecer recursos distintos dentro da rede, fazendo com que usufrua totalmente do hardware fornecido. Onde muitas vezes ao rodar uma aplicação como um ERP, servidor de arquivos, ou um banco de dados, o processamento e memória, tendem a ficar muitas vezes ociosos, pois o equipamento fornece muito mais do que é requisitado, não ocorrendo com o sistema de virtualização, pois tende a tirar o máximo possível do hardware.
Dentre as vantagens que podemos listar:
- Melhor uso de recursos;
- Redução de custos;
- Gerenciamento centralizado;
- Segurança e confiabilidade;
- Fácil migração e ampliação;
- Criação de ambiente de testes;